Dos quadrinhos para o mundo – 10 Anos do Triunfo de um moleque “Cascão”

O personagem Cascão: Inspiração para o Fenômeno no Penta.

O personagem Cascão: Inspiração para o Fenômeno no Penta.

Caros, hoje o Blog EU, RADAMÉS Y PELÉ, assim como cada torcedor brasileiro relembra a “Família Scolari” de 2002, completando 10 anos do PentaCampeonato da Seleção Brasileira na Coréia do Sul e no Japão. A exemplo do que fizemos com o time de 1962, também fazemos a nossa homenagem.

Homenagem sim, a um certo time que resolveu não abandonar o seu jeitão defensivo de Luiz Felipe Scolari, mas apostando tudo no talento individual. Principalmente no talento de seus famosos quatro Rs: Roberto (Carlos), Rivaldo, Ronaldinho (Gaúcho) e Ronaldo (Fenômeno).

E coube, justamente a este último o posto de grande astro desta seleção durante a Copa do Mundo de 2002. Além de se tornar o maior artilheiro da história das Copas, em 2002, Ronaldo Fenômeno ganhou a simpatia do povo brasileiro por um outro motivo, alheio as quatro linhas.

Cornetados (como de costume) após a vitória contra a Inglaterra por 2×1 nas Quartas de Final por parte da imprensa brasileira, que colocara em dúvida as condições físicas do Fenômeno, Ronaldo toma uma decisão curiosa, que só viria a tona anos depois: resolve, as vésperas de uma Semi-Final de Copa do Mundo, cortar o cabelo igual ao do personagem Cascão, da Turma da Mônica, de Maurício de Sousa.

O corte, que, nas primeiras vistas, gerava estranheza em todo mundo, por consequência tirava o foco da imprensa para os problemas técnicos da seleção, e do físico de R9 (que só falava do corte de cabelo e nada mais), logo virou mania nacional e virou sinônimo de RonaldoMania.

Em cada periferia, bairro ou esquina brasileira (ou até nas arquibancadas japonesas e sul-coreanas), era possível ver um moleque, rapaz ou até adulto com o cabelo do Cascão, adotado pelo Fenômeno. Uma molecagem inspirada nos quadrinhos, que dava certo e ganhava o imaginário do Futebol Internacional.

O Elenco do Pentacampeonato. Embalados por Zeca, Ivete e pelo corte do Cascão, o scratch de Scolari fez história.

O Elenco do Pentacampeonato. Embalados por Zeca, Ivete e pelo corte do Cascão, o scratch de Scolari fez história.

Parafraseando Getúlio Vargas, sem saber, Cascão saía dos gibis para entrar para a história. Nos cabelos de Ronaldo, dava “energia” a Seleção Brasileira, que vencia a surpreendente Turquia na Semi-Final com um gol de bico de Ronaldo Fenômeno, e a Alemanha, na grande Final, por 2×0, novamente com 2 gols do Fenômeno.

Embalados por “Deixa a Vida Me Levar” de Zeca Pagodinho e “Festa” de Ivete Sangalo, a Seleção Brasileira traz o Penta (que havia escapado em 1998 para a França) e consagra seus heróis. Também consagra Luiz Felipe Scolari, que apesar de paizão dessa família, também demonstra o espírito moleque ao cair no samba e na descontração a cada partida.

Embalados por uma multidão, são recebidos em Brasília pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, cena que ficou consagrada pelo volante Vampeta, que dá cambalhotas na Rampa do Palácio do Planalto. Há quem diga que tal molecagem digna de gibi, foi idéia de Ronaldo, grande amigo do Velho Vamp em outras épocas de Futebol Holandês.

Infelizmente, 2002 foi o último lampejo de triunfo da Seleção Brasileira em Copas do Mundo, não passando mais de Quartas-de-Final em Copas seguintes, e espera superar tal trauma em 2014, mas por enquanto, vale recordar momentos inesquecíveis dos exatos 10 anos do título de uma Seleção, que contava com um craque que não estava no gibi. Ou, talvez, até estava.

Parabéns, Brasil !

Até mais !

Luís Butti
Twitter: @luisbutti

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s