O maravilhoso Cubo Mágico Corinthiano

O indecifrável Cubo: sobrou pra Muricy resolver.

O indecifrável Cubo: sobrou pra Muricy resolver.

Caros amigos do Blog EU, RADAMÉS Y PELÉ, responda rápido: quem na vida nunca brincou, quando criança, com um dos brinquedos mais famosos do mundo, o glorioso Cubo Mágico, criado pelo húngaro Ernõ Rubik ? Aquele, todo colorido, que você precisava ir mexendo, mexendo, mexendo até achar a quase impossível combinação que juntassem todas as cores ?

E é exatamente no Cubo Mágico de Rubik que buscamos inspiração para definir a movimentação do sistema tático do Corinthians de Tite, na primeira partida da Semi-Final da Libertadores da América de 2012. Em plena Vila Belmiro, o Corinthians venceu o Santos por 1×0 no jogo de ida das Semis com um gol de Émerson Sheik. O resultado, todos nós já sabemos. Esqueça as jogadas, a parte técnica e de talento. É hora de comentar o que poucos repararam: COMO este resultado surgiu.

Com uma marcação impecável em todos os setores quando se trabalhava sem a bola, o Corinthians se torna a mais pura futebolização do Cubo Mágico. É isso mesmo, um Cubo Mágico do Futebol retratado pela perfeição da multiplicidade da disciplina tática.

Imagine contar com os 10 jogadores de linha nas 10 posições do campo, nos 90 minutos, pelas oito direções (cima, baixo, esquerda, direita, diagonal superior direita, diagonal superior esquerda, diagonal inferior direita e diagonal inferior esquerda) e marcando os 10 jogadores de linha do adversário, muitas vezes, em 2, 3, 4 5 ou até seis ? E com a opção de ter a bola e não ter a bola. Agora multiplique TODAS essas opções.

Parece truque de videogame. E é quase isso. Porém, bem mais complicado de se decifrar.

Isso ocorre porque todos os jogadores aparecem em todos os lugares em todas as horas marcando todos os jogadores do Santos. Tanto o Alessandro pode aparecer do lado esquerdo do ataque como o Sheik na zaga central. E tudo isso, sem largar o esquema tático implantado durante a semana. O esquema continua “quadrado”, mas mudando suas peças sem parar.

Todos ajudam todos, revezando momentos, posições, táticas e técnicas. São milhões de possibilidades e opções, as vezes múltiplas, realizando uma movimentação incrível, muito bem definida pelo comentarista e ex-lateral rubro-negro Júnior: o Corinthians é um time solidário, onde todo mundo ajuda todo mundo. Em sua marcação sem a bola, consegue ser diferente sem sair do básico.

Diferente da Laranja Mecânica de Rinus Michels, onde ninguém guardava posição e girava feito um Carrossel o jogo todo, no Corinthians, os jogadores não “quebram” o desenho tático. Mas se revezam, se multiplicam de uma tal forma, confundindo até o melhor jogador brasileiro da atualidade (Neymar), que preso nos mistérios do Cubo Mágico Corinthiano, pouco fez.

Tite mexe, mexe, mexe e sempre consegue um resultado diferente, porém favorável ao seu Corinthians. E assim como a tão sonhada e dificílima combinação de cores que fascinava a criançada nas décadas de 70 e 80, a sonhada Final de Libertadores da América para o alvinegro de Parque São Jorge está por uma noite pra acontecer. Basta não sofrer gols, reflexo exatamente de um esquema corinthiano de mil faces e momentos.

Assim como tinhamos a Laranja Mecânica, o Carrossel Caipira, o Ferrolho Suíço, agora vemos uma inovação retrabalhada através do básico: eis o Cubo Mágico Corinthiano de Tite. Para reverter a situação e classificar o Santos, cabe a Muricy Ramalho, em uma semana, relembrar tempos de criança e decifrar o enigma tático quase perfeito do tal cubo alvinegro dentro das quatro linhas para fazer pelo menos 2 gols se não quiser ir a pênaltis.

Não será nada fácil. No primeiro duelo tático, o Cubo Mágico Corinthiano saiu vencedor, com sobras.

Até mais !

Luís Butti
Twitter: @luisbutti

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s