O Doutor Destino é Foda

Palmeiras, Grêmio, Luxa e Scolari em 1996. Mais um capítulo com os quatro muitos anos depois. Doutor Destino é foda.

Palmeiras, Grêmio, Luxa e Scolari em 1996. Mais um capítulo com os quatro muitos anos depois. Doutor Destino é foda.

Nos anos 90, eles eram, ao lado de Telê Santana e Carlos Alberto Parreira, as unanimidades entre os treinadores brasileiros, ganhavam títulos quase todo ano, sabiam motivar as suas equipes em vésperas de decisões e eram venerados por várias torcidas. Em especial, as torcidas de Palmeiras e Grêmio.

Estou falando de Vanderlei Luxemburgo (na época, ainda com “W” e com “y”) e Luiz Felipe Scolari. Para tricolores gaúchos e alviverdes de Palestra Itália, se tratam de quase semi-deuses na beira do gramado, comandando os grandes scratches que as duas equipes possuíam nos anos 90.

O tempo passou, cada um seguiu o seu destino, fez seu pé-de-meia, se envolveram em algumas polêmicas e times não tão bacanas, mas quis o destino que eles se tornassem protagonistas novamente. Um contra o outro, como aconteceu na mesma Copa do Brasil de 1996, na Semi-Final daquele torneio.

Luxa, com Djalminha, Cafu, Müller e cia, comandava o timaço do Palmeiras de 1996 e Scolari era o treinador do Grêmio, com Jardel, Paulo Nunes e Danrlei então Campeão da América 1995 e futuro Campeão Brasileiro deste mesmo ano, acabaram se cruzando na Semi-Final.

Na ocasião, o Palmeiras de Luxemburgo levou a melhor. Se classificou a Final ao vencer o Grêmio de Felipão em São Paulo por 3×1 e perder no Rio Grande do Sul por 2×1, indo a Final contra o Cruzeiro, que, por sua vez, havia eliminado o Flamengo, após um 1×1 no Maracanã e um 0x0 em BH, avançando pelo gol fora.

O Palmeiras acabaria sendo derrotado em pleno Palestra pelos mineiros, (que aliás também tinham um time bem interessante, a exemplo do Grêmio 1995, acabou sendo Campeão da Libertadores da América no ano seguinte), mas o confronto na semi-final entrou para a história de tricolores e palestrinos.

E, quis o Doutor Destino que mais de uma década depois, Luxa e Felipão voltassem a se encontrar, num Palmeiras x Grêmio, exatamente numa semi-final de Copa do Brasil. O que ninguém imaginava é que, desta vez, Luxemburgo é quem comandasse o Grêmio e Scolari estivesse de volta ao Palmeiras (apesar da brilhante passagem por lá no fim dos anos 90).

Ontem, do contrário do que aconteceu em 1996, o Palmeiras é quem venceu em Porto Alegre, por 2×0. Ontem, igual o que aconteceu em 1996, Scolari é quem venceu em Porto Alegre. Pelo outro lado do ângulo, mas Scolari saiu na frente. Semana que vem, há um novo capítulo a ser escrito em São Paulo.

Capítulo, que, mesmo esvaziado de grandes craques e esquemas em comparação ao dos anos 90, o Doutor Destino se encarregou de fazer com que o embate de 2012 seja não menos histórico que o de 1996.

Vale lembrar que Palmeiras/Luxa x Grêmio/Scolari, também realizaram outros dois duelos clássicos nos anos 90. O primeiro em 1993, nas Quartas de Final da Copa do Brasil daquele ano, onde o Grêmio de Scolari passou nos Pênaltis após dois jogos em 1×1, e curiosamente, também perdera para o Cruzeiro na grande Final, a exemplo do Palmeiras em 1996.

E o épico de 1995 na Libertadores, mas Luxemburgo, por sua vez, não fazia parte dele. Estava no Flamengo, em seu projeto do Centenário, que naufragara com Sávio, Romário e Edmundo. O técnico do Palmeiras era Carlos Alberto Silva, e o Grêmio saiu classificado ao vencer por 5×0 no Olímpico e o Palmeiras vencer por 5×1 em São Paulo. Mas desta vez, sem mineiros pra atrapalhar. O Grêmio de Scolari se sagrava Campeão do torneio.

E semana que vem tem mais. Outro capítulo envolvendo os quatro grandes nomes do Futebol: Palmeiras, Grêmio, Scolari e Luxemburgo. Para que lado o Doutor Destino vai escrever o desfecho ? As primeiras linhas foram escritas em verde e branco com assinatura de Scolari.

Até mais.

Luís Butti
Twitter: @luisbutti

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s