Por um Brasil mais Brasil

O Brasil de 1998, uma das últimas vezes em que deu graça torcer.

O Brasil de 1998, uma das últimas vezes em que deu graça torcer.

Amigos, hoje de manhã, pelo horário de Brasília, a Seleção Brasileira jogou contra a Dinamarca em mais um amistoso do Scratch de Mano Menezes e cia. Confesso que até agora não vi os gols, nem de quem foi, quem saiu na frente e sinceramente não me interessa. Só sei que nós vencemos por 3×1. Ou eles venceram, sei lá. Não consigo mais me ver como torcedor deste time como era na minha infância e adolescência, off-Copa do Mundo.

Não me pergunta como, com quem e porque. Mas sinto falta de um Brasil mais Brasil. Falta aproximação do povo, saca ? Você pega a escalação e vê lá: Hulk ? David Luiz ? Kléber do Porto ? Luiz Gustavo do Bayern München ? Marcelo, de Real Madrid ? Bicho, quem eram esses caras jogando aqui ? Santa Paciência. Se eu mostrar a foto de um desses caras pro meu pai, pros meus tios e pro meu avô, provavelmente não saberão quem é cada um deles.

Não interessa se o cara é o melhor da posição na Europa ou na puta que o pariu. Caguei pra isso. Não teve identificação popular antes de ir pro Velho Continente, me desculpa, pra mim não serve pra vestir a amarelinha e eu não vou torcer pra isso de jeito nenhum. Você está representando quase 200 milhões de pessoas, meu amigo. Boa parte delas, humilde, que, com razão, tem mais olhos pro Brasileirão e não pra torneios estrangeiros. E não representando apenas um clube europeu.

Saudades quando eu via as escalações dos anos 80 e 90 nas edições da Revista Placar e lá estava o Zico, o Leandro, o Sócrates, o Romário, o Rivaldo, o Careca, o Mazinho, o Ricardo Gomes, o Bebeto, o Dunga, o Ronaldo Fenômeno, o Taffarel. Caras que estouraram SIM no Velho Continente, mas todos nós já sabíamos quem era antes de sair do Brasil.

Daí você desce o olho na Ficha Técnica da partida e vê lá o local do jogo: “Emirates Stadium, Londres”, “Abu Dhabi Stadium”, “Sydney Arena”. Mano, cadê o Engenhão ?  O estádio Olímpico do Grêmio ? O Pacaembu ? O Serra Dourada ? O Couto Pereira ? O Arruda ? Ok, eu entendo que o Brasil está com uma porrada de estádio em construção ou reforma para a Copa do Mundo, mas tem mais outra porrada de estádio decente pra receber a Seleção.

Ainda há esperança de ver um Brasil mais Brasil. Menos BRAZIL e mais BRASIL. Andrés Sanchez, que agora tem cargo na CBF, disse que trabalharia tal identificação assim que terminasse a Olimpíada e faço votos que consiga. Mais atletas atuando aqui convocados, e o calendário dos campeonatos também colaborando e parando, para que não se desfalquem as equipes.

A esperança até que segue viva com alguns jogadores atuando no Brasil sendo convocados nos últimos anos, como Neymar, Ganso, Ralf, Paulinho, Lucas, Leandro Damião, Jéfferson, Luís Fabiano, André, Oscar e outros mais. Tá melhorando. Vira e mexe aparece jogador dos grandes clubes brasileiros, que eu vestiria a camisa da seleção com o nome de um cara desses sem problemas.

Até porque, chamando atletas que atuam no Brasil, você acostuma esses caras a atuarem contra grandes seleções, e consequentemente, contra atletas mais rodados internacionalmente. O cara que tá acostumado a jogar metade do ano contra atletas de Catanduvense, Volta Redonda, Brasil de Pelotas ou Uberaba, por exemplo, sinceramente, não pega “cancha” para uma Olimpíada, uma Copa América ou uma Copa do Mundo.

Essa garotada que joga no Brasil tem que se acostumar a encarar frequentemente cara que joga em Manchester United, Barcelona, Juventus de Turim, Bayern München, Milan, Benfica, Real Madrid, Liverpool, Boca Juniors,  Paris Saint Germain, Ajax, Peñarol, Universidad de Chile, Internazionale, entre outros.

O Brasil tá ficando um pouquinho mais Brasil. Segue o cortejo. Vamos ver que bicho vai dar na Olimpíada 2012 em Londres, e na Copa do Mundo 2014. Isso se o Zé das Medalhas não resolver estragar o trabalho e tirar antes das competições, o menos culpado disso tudo, que é Mano Menezes, vítima de um calendário estapafúrdio que mina clubes e é forçado a convocar “anônimos do povão” ou chamar jogadores que atuam aqui de forma homeopática.

Daí você vê cara nas ruas dizendo: “Mano Burro”, “Mano filha da puta”, “Mano não sei o que”, “Convoca cara X”, “Desconvoca cara Y”. Ok, vai lá no lugar do cara e tenta convocar uma seleção popular + boa de bola + sem desagradar os clubes e tenta ter sucesso a curto prazo. É humanamente impossível. O calendário e o pessoal da CBF também tem que ajudar.

Em 2014, a Copa vai ser na nossa casa. E, de coração, pro meu gosto não vai ser nada legal ver em campo um goleiro do Valência, um meia do Real Madrid, um volante do CSKA e um atacante do Milan em detrimento de um goleiro do Grêmio, um meia do Flamengo, um volante do Corinthians ou um atacante do Atlético Mineiro, por exemplo.

Torcer pra esses dois era bem mais legal. Muito mais Brasil.

Torcer pra esses dois era bem mais legal. Muito mais Brasil.

Cansei de acordar de madrugada ou cedinho para torcer por aqueles caras que citei parágrafos acima. Até mesmo quando perdia, como em 1990 e 1998. Mas, sinceramente, enquanto o BRASIL insistir em ser BRAZIL, no placar de hoje de manhã, foi 3×1 pra minha cama. Dois gols do edredom e um do travesseiro.

Como já dizia a Estação Primeira de Mangueira, exatamente no último ano em que deu gosto de torcer, Brazil com Z é pra Cabra da Peste.

Até mais !

Luís Butti
Twitter: @luisbutti

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Por um Brasil mais Brasil

  1. Adriano Miguel disse:

    Mano,

    excelente post. Cara, nossa seleção está desfigurada, não tem craque, não tem animo, vontade.
    temos excelentes jogadores aqui. mas a seleção aqui que é bom nada. jogar na alemanha, EUA, inglaterra, ucrania, ah vá…

    @PoetaAndeiro

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s