Contagem Regressiva…Ele vem aí

Amigos, finalmente terminaram os Estaduais. Para muitos, cinco meses maçantes, chatos e previsíveis. Apesar de, nos principais centros futebolísticos, (exceto no Pará) as zebras não passassem de vice-campeãs, confesso que discordo. Não sei se é porque meu clube é o maior vencedor desta competição em seu estado, mas não consigo deixar de gostar dos Estaduais, que agora, só voltam a pauta no Blog EU, RADAMÉS Y PELÉ em 2013.

Não vou ficar fazendo dez, quinze posts, um sobre cada Campeão de cada estado, portanto faremos as honras da casa neste post. Felicitações aos atletas, jogadores, dirigentes e torcedores de Santos, Fluminense, Internacional, Atlético Mineiro, Bahia, Coritiba, Avaí, Santa Cruz, Ceará, Cametá, Goiás e América RN, Campeões dos principais estaduais do Brasil.

Também recebam as congratulações as equipes do Guarani, do Botafogo, do Caxias, do América Mineiro, do Vitória, do Atlético Paranaense, do Figueirense, do Sport Recife, do Fortaleza, do Clube do Remo, do Atlético Goianiense e do ABC de Natal, vice-campeões, respectivamente.

E bora virar a página do Planeta Bola ? Bora virar a página, ligar a contagem regressiva porque ele vem aí: o Campeonato Brasileiro 2012. Isso mesmo, sábado já começa. Grandes jogos, clássicos inter-estaduais Brasil afora, algumas surpresas, outras não tão surpreendentes assim, mas que estão de volta, e a ausência de alguns clubes que figuraram a Série A nas últimas edições.

Em 2011, deixaram a Série A as equipes do América Mineiro, do Avaí, do Atlético Paranaense e do Ceará. Voltaram a elite a Portuguesa de Desportos, a Ponte Preta, o Náutico e o Sport Recife. O Campeão foi o Corinthians e o vice-campeão foi o Vasco da Gama. E em 2012, o que vai acontecer ?

O Corinthians, Campeão Brasileiro de 2011 recebe a Taça de Campeão em Cerimônia da CBF. Quem leva em 2012 ?

O Corinthians, Campeão Brasileiro de 2011 recebe a Taça de Campeão em Cerimônia da CBF. Quem leva em 2012 ?

A primeira rodada do Brasileirão 2012 nos apresenta os seguintes jogos:

Sábado

Palmeiras x Portuguesa de Desportos: Duelo de Opostos num Clássico Paulista das antigas: o Palmeiras, que está nas Quartas de Final da Copa do Brasil de 2012, encara a Portuguesa de Desportos, rebaixada no Paulistão 2012. Em contra-partida, a Lusa é a atual Campeã da Série B Nacional enquanto o Palmeiras teve um 2011 péssimo, principalmente em torneios nacionais. A principal arma do Palmeiras segue sendo Marcos Assunção, enquanto a Lusa tenta arrumar a casa. Meu palpite ? Dá Palmeiras, por um placar mínimo.

Sport Recife x Flamengo: O polêmico duelo dos “donos” do Campeonato Brasileiro/Copa União de 1987 vai agitar Recife. Com uma semana turbulenta por já estar fora da Copa do Brasil há tempos e perder o estadual pro Santa em casa, o Sport estréia em casa contra um grande rival fora dos gramados, o Flamengo. Flamengo, que por sua vez, está de férias a mais de um mês, perdeu bastante o seu ritmo do primeiro trimestre e o futuro de seus astros é incerto. Meu palpite ? Apesar do baque da derrota pro Santinha ontem, dá Sport Recife. Tá com mais ritmo. Fla está MUITO tempo parado.

Figueirense x Náutico: Vitimado por um estapafúrdio rankeamento que o tirou da Copa do Brasil 2012 e um regulamento mais absurdo ainda que lhe fez disputar uma Final do Catarinense mesmo vencendo dois turnos e perdendo o Campeonato pro Avaí, o Figueira fez bonito em 2011. Derrapou nas duas últimas rodadas e saiu da Libertadores, mas passou perto. Está em ebulição por domingo. Seu rival é o Náutico, que está de volta a Série A. Seu começo de ano é regular, mas não chegou a Final em Pernambuco. Partida de bastante testes e estudos. Meu palpite ? Jogo pra testar jogador e esquentar elenco. Empate sem gols.

Domingo

Botafogo x São Paulo: O Botafogo fez o melhor começo do ano dentre os grandes e pôs tudo a perder em duas semanas, quando foi varrido das duas competições que disputava de forma traumática. Joga em casa, contra o São Paulo, um adversário que está nas Quartas de Final da Copa do Brasil, buscando o título que falta nos Museus do Morumbi e ganhou ânimo na última quinta-feira ao reverter uma derrota no jogo de ida e despachar a Ponte da Copa do Brasil. Vem melhor. Meu palpite ? Dá São Paulo, mesmo fora de casa.

Corinthians x Fluminense: Tinha tudo para ser o melhor jogo da rodada, afinal reúne o Campeão 2011 (Corinthians) contra o Campeão 2010 (Fluminense) e dois fortíssimos postulantes ao título da Libertadores da América em confrontos contra Vasco e Boca Juniors. Porém, exatamente por isso, visando as Quartas da competição continental, os dois clubes devem vir com equipes reservas. O que deve pesar uma pequena, porém decisiva vantagem a favor da equipe corinthiana é o fator casa, que nos últimos meses vem sido muito forte. Mesmo com mistão, as arquibancadas e o tobogã já estão esgotados. Meu palpite ? Dá Corinthians, com placar mínimo, na base do “empurra que vai” feito pela Fiel. 

Internacional x Coritiba: Tecnicamente, deve ser a melhor partida da rodada. Duelo de Campeões Estaduais no Sul do País e que devem vir completos. Afinal, o Internacional já está eliminado da Libertadores da América e só lhe resta o Brasileirão. Já o Coxa, ainda está vivo na Copa do Brasil, mas não está esgotado, devido o ótimo placar que fez no jogo de ida contra o Paysandu, permitindo-o tirar o pé no jogo de volta. Com astros dos dois lados e torcidas animadas, além de ser um clássico da Região Sul, acho que Porto Alegre verá um jogaço. Meu palpite ? Dá Internacional, num jogo bem ofensivo de ambos os lados.

Ponte Preta x Atlético Mineiro: O Moisés Lucarelli volta a receber uma partida de Série A do Campeonato Brasileiro após alguns anos de ausência da Macaca na Elite do Brasileirão. Ponte, que vem de duas eliminações, Paulistão, para o arqui-rival Guarani num Anti-Clássico de arrepiar na semi-final, e na Copa do Brasil para o São Paulo. Já o Galo vem a terra deste que vos escreve encarar a Ponte, com a faixa de Campeão Mineiro Invicto. Vem animado e se reerguendo da queda ridícula da Copa do Brasil para um Goiás, que ninguém acreditava. Jogo bem interessante, principalmente na parte tática: Kleina x Cuca. Meu palpite ? Casa cheia e empate com gols.

Vasco  da Gama x Grêmio: Outro jogo candidatíssimo a grande partida da rodada, mas que provavelmente será vitimado por desfalques e jogadores poupados. Nenhum deles jogou Final Estadual, mas o Vasco da Gama tem as Quartas de Final da Libertadores contra o Corinthians e o Grêmio vai encarar o Bahia nas Quartas da Copa do Brasil. Ou seja, duelo de time misto. O clássico RJ X RS, forrado de taças e conquistas ficará um pouco menos rico neste domingo, mas não perderá seu brilho. A parte interessante do duelo fica por conta da “novidade” Cristóvão, dirigindo o Vasco, e o rodadíssimo Luxemburgo, no Grêmio. Meu palpite ? Vitória do Grêmio, fora de casa. Me parece ter um elenco mais variado e coeso.

Cruzeiro x Atlético Goianiense: Definitivamente, é o confronto do grande mais bagunçado contra o “emergente” mais arrumado no biênio 2011-2012. O Cruzeiro, sem técnico (até o término deste post), sem rumo e sem moral, atropelado no Campeonato Mineiro e na Copa do Brasil, encara o Atlético Goianiense, que em 2011 já fez bonito na Série A vencendo (e complicando) grandes, e não foi Campeão Goiano 2012 por um mero acaso e desvantagem no Regulamento de lá. Apesar de jogar em Minas na primeira rodada, a situação do Cruzeiro, dentro e fora de campo me preocupa pra este início de Brasileirão. Meu palpite ? Dá Atlético Goianiense, com placar mínimo.

Bahia x Santos: Fechando a rodada, outro confronto de Campeões Estaduais. O Santos, dispensa comentários, porém, mesmo nas Quartas da Libertadores, não se sabe se irá poupar ou irá com o time completo. É uma incógnita. Apesar de ter o melhor jogador do Futebol Brasileiro desequilibrando Campeonatos, seu time reserva já é inferior aos reservas dos três rivais paulista. Já o Bahia triunfou no Campeonato Baiano e segue vivo na Copa do Brasil. Embalado por boas atuações de seus atletas, já famosos em outras equipes, deve lotar o estádio de Pituaçu para ver o Baêa contra um dos melhores do país. Meu palpite ? Dá Bahia. Por jogar em casa, pela empolgação e pela chance do Santos poupar ser grande.

E que role a bola nos dez jogos iniciais do Brasileirão. A Contagem Regressiva para o espetáculo maior do Planeta Bola neste país está perto do fim.

NOTA DO BLOG:Sabemos que, semana passada, Mano Menezes convocou a Seleção Brasileira, desfalcando alguns clubes nas primeiras rodadas  do Brasileirão. Alguns clubes já anunciaram que pedirão dispensas para alguns jogos. Portanto, como não sabemos com exatidão quem jogará e quem não jogará entre os clubes com atletas convocados, estamos fazendo a projeção como se não houvesse convocação, e por tabela, desfalque algum.

Até mais !

Luís Butti
Twitter: @luisbutti

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s