O 13º Elemento

Caros amigos do Blog EU, RADAMÉS Y PELÉ, hoje tem festa no Coração Verde e sertanejo do nosso país: o Goiás Esporte Clube está completando 69 anos de vida. Relativamente novo, perto dos mais tradicionais clubes do país, o Goiás vira e mexe consegue se manter na elite dos gigantes. E é exatamente disso que iremos abordar neste post em homenagem ao verde de Goiânia.

Retire os quatro grandes de SP, os quatro grandes do RJ, os dois grandes de MG e os dois grandes do RS, que são os mais frequentes no Brasileirão. Sabe quem é o 13º que mais participou ? Pois é. Não é nem Bahia, nem Sport ou Guarani. É sim, o Goiás. Fora do eixo Sul-Sudeste e numa Região onde é bastante complicado se manter um clube no meio dos gigantes.

Goiás Esporte Clube. 69 Anos representando o Coração Verde do País no Futebol Brasileiro.

Goiás Esporte Clube. 69 Anos representando o Coração Verde do País no Futebol Brasileiro.

Dentre tantos Campeonatos Goianos, o Goiás tem a sua maior conquista o Campeonato Brasileiro da Série B de 1999, sobre o também tradicional Santa Cruz, de Pernambuco, o Vice-Campeonato da Copa do Brasil de 1990, perdendo para o Flamengo e o Vice-Campeonato da Taça Sul-Americana de 2010, perdendo para o multicampeão das Américas,  Independiente, da Argentina.

Outra “conquista” interessante do Goiás é a sua Estrutura e Sede Social, superior a muitos gigantes do Futebol Brasileiro. Há quem diga que, dos 12 gigantes, apenas Corinthians, São Paulo e Atlético Mineiro possuem estrutura superior que a do Verdão do Cerrado. Pensar grande fora de campo. O Goiás, apesar das dificuldades, tenta fazer isso com perfeição.

Entre seus craques, destaque para Túlio Maravilha, revelado no alvi-verde no fim dos anos 80. Próximo dos 1000 gols e consagrado em muitos outros clubes além do alviverde, faz com que o Goiás tenha em sua história algo que apenas umas 5 equipes no mundo deve ter, um dos raríssimos atletas a fazer mil gols na história do Futebol se destacando na equipe.

O Goiás, de Túlio Maravilha em 1989. A descoberta do astro coincidiu com o crescimento do Goiás.

O Goiás, de Túlio Maravilha em 1989. A descoberta do astro coincidiu com o crescimento do Goiás.

Mas, sem dúvidas, acima destes três triunfos, é ser o décimo-terceiro elemento a mais participar de uma elite tão forte como a Divisão Principal do Campeonato Brasileiro, que reúne quase vinte campeões Brasil afora. Ser Campeão fora de uma Região de destaque no Futebol já é difícil. Ser Campeão e também incomodar os doze gigantes do Futebol, definitivamente, é respeitável.

O Goiás, assim como qualquer clube, apesar de tentar pensar grande, vitimado por gestões nebulosas e gananciosas, voltou para a Série B em 2010, no mesmo mês em que disputava a tal Final da Sul-Americana e ainda não retornou para a Série A. A presença do rival Atlético Goianiense na Série A é mais um motivo para que o Goiás possua a gana de retornar o mais rápido possível.

Hoje, em seu 69º Aniversário, lota o Serra Dourada, traz o bolo, reúne a torcida, toca a viola no coração de Goiânia, balança uma bandeira verde e branca com um G enorme ao seu centro, porque o Periquito vai fazer a festa.

Vão gritar que é Goiás “até o peito me doer”, como diria seu belo Hino. O Goiás comemora o hoje, com dois olhos no futuro e fazendo brilhar a sua história, com a certeza de que, mais ano, menos ano, o Goiás voltará a ser o intruso no meio dos gigantes. E, quem sabe, futuramente se tornar um deles.

Feliz Aniversário, Goiás Esporte Clube !

Até mais !

Luís Butti
Twitter: @luisbutti

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para O 13º Elemento

  1. Diego Torrres disse:

    BELO TEXTO FALANDO SOBRE O MAIOR CLUBE E TORCIDA DO CENTRO OESTE BRASILEIRO , PARABENS !
    A VI GENTE FALANDO Q ESSE DEMONESTE TORRES E ESSA CORJA SAO TORCEDORES DO VERDAO DA CERRA , NAO SAO NAO !
    SAUDAÇOES ESMERALDINAS !

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s