Pega no Ganzá, Barça !

O defensor Puyol: Futebol de Primeira no ritmo de samba-enredo.

O defensor Puyol: Futebol de Primeira no ritmo de samba-enredo.

Não se sabe quando começou, nem onde e nem porque. O fato é que o time mais badalado do mundo no momento, é embalado há décadas por um clássico das escolas de samba daqui, do Brasil, que provavelmente você já ouviu, já cantou e até viu a torcida de seu time brasileiro usar o samba como música de estádio. Confira:

Olelê….
Olalá…
Pega no Ganzê
Pega no Ganzá

Este é o samba-enredo do Acadêmicos do Salgueiro, de 1971, “Festa Para Um Rei Negro”, um dos grandes clássicos musicais de nosso país. Futebolísticamente, ele é bem mais conhecido como “Fulano vem aí e o bicho vai pegar”, é possível que a maioria do país sequer saiba que se trata de um samba-enredo de altíssima qualidade, por infelizmente pelo fato do Brasil se tratar de um país muito pobre e atrasado no que tange a valorizar e divulgar a sua cultura.

E canta aqui, canta acolá, regrava com siclano, canta junto com beltrano e pá: foi parar na Catalunha. No Futebol da Catalunha, diga-se de passagem. Apesar de bem mais comportadas e quietas em comparação as torcidas sul-americanas, os europeus do Barcelona tomaram  conhecimento do samba-enredo, e transformaram o mesmo em um grito de torcida.

O Salgueiro em 1971. Do Rio de Janeiro para o Camp Nou.

O Salgueiro em 1971. Do Rio de Janeiro para o Camp Nou.

Isso mesmo, a mesma melodia, o swingão de samba-enredo, a mesma pegada que a vermelha e branca da Tijuca levou para a avenida nos anos 70. Nada de ritmo aviadado. Os espanhóis, (que a propósito são figurinhas carimbadíssimas nas arquibancadas e camarotes dos desfiles de escolas de samba no Brasil) gostaram mesmo da coisa e a coisa virou frequente, sem perder a essência. Dá só uma olhada:

Por curiosidade, só para fechar o post: apesar de se tratar de uma música do Rio de Janeiro,  foi uma das primeiras músicas que eu aprendi em estádios, mesmo aqui em São Paulo, naquela versão do bicho vai pegar, citada acima. O “contemplado” era o centroavante Viola, artilheiro do Paulistão 1993 com 20 gols.

Olelê, Olalá...Viola vem aí e o Bicho vai Pegar !

Olelê, Olalá...Viola vem aí e o Bicho vai Pegar !

Ah, e não deixe de ouvir a versão original do samba, aqui:

Até mais !

Luís Butti
Twitter: @luisbutti

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Pega no Ganzá, Barça !

  1. Lana disse:

    Sabia que era um samba-enredo do Salgueiro mas queria mesmo era saber como chegou na Espanha … que pena não ter essa informação …
    Parabéns pelo blog! Adorei o título!!!!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s