Subbuteo. Você já jogou ?

Subbuteo da Copa de 1982. Parece interessante.

Subbuteo da Seleção da Escócia na Copa de 1982. Parece interessante.

Capitaneados por estes simpáticos bonequinhos sobre uma meia-lua, uma espécie de esfera cortada (também existem bases similares a um palco, mais achatadas), Subbuteo é um jogo de Futebol de tabuleiro muito, muito antigo, bastante popular na Europa, porém meio desconhecido no Brasil (pelo menos, para a minha geração e meu rol de amizades e parentes).

Portanto, caro leitor, se você tiver menos que 25, 26 anos, é capaz de nunca ter ouvido falar ou visto um Subbuteo. Eu, com trinta, só vi em fotos.  Mas o fato é que ele é tradicionalíssimo e parece muito divertido.

Diferente do Futebol de Botão (ou Futebol de Mesa / Jogo de Botão, se preferir), o Subbuteo consiste em dar pequenos piparotes na parte esférica do boneco, e acertar a bola, que por sua vez, é um bolão. Proporcionalmente bem maior do que os jogadores, a bola é pouco maior que uma de sinuca e costuma fazer estragos no campo quando é “chutada”.

O goleiro segue o esquema do já conhecido no Brasil, o  “Futebol Pelé” (posteriormente conhecido como “Futebol Gulliver” ou “Bate Falta do Marcelinho Carioca” aquele, que você aperta um “botãozinho” e o boneco chuta a bola), com um pau preso as costas ou ao cu do goleiro (vocês estão rindo, é sério – uma haste de plástico presa na parte de trás dá vida ao pobre diabo, rs). Quando o jogador que está com a bola dá o piparote, o defensor voa com o goleiro para tentar defendê-la.

O Subbuteo, assim como o Futebol de Botão, é bastante sério na Europa, principalmente Portugal, Espanha e Inglaterra. Tem Liga (se chama FISTF), Campeonatos, estádiozinhos, “torcidas” e até uma edição da Copa do Mundo de Subbuteo. Ao que se parece, tem mais adeptos do que o Futebol de Botão tem no Brasil hoje.

Times Europeus no Subbuteo. A Europa leva este hobby bastante a sério.

Times Europeus no Subbuteo. A Europa leva este hobby bastante a sério. Na ordem: Valencia, Barcelona, Arsenal, Internazionale, Sevilla, Chelsea, Real Madrid e Sporting Lisboa.

Assim como o Futebol de Botão, o Subbuteo também tem seu lado folclórico: personagens nada futebolísticos como a Rainha Elizabeth, os Beatles ou os personagens de Star Wars se bobear, todos eles podem ser encontrados em formato de bonequinho Subbuteo para se jogar. Sim, é possível fazer um gol com a Princesa Diana.

Eu não faço a menor idéia aonde se pode comprar os times, tabuleiros e bolas, ou até mesmo jogar Subbuteo no Brasil, mas o fato é que existe uma Liga Brasileira também, mas as informações sobre ele no Brasil infelizmente são bastante confusas e escassas. A última atualização do Blog Subbuteo Brasil, é datada de abril de 2010, um torneio que aconteceu na Sede Social do Vasco da Gama, no Rio de Janeiro. E mais nada.

O que é uma pena, porque a gente vê vídeos, fotos e comentários sobre o pequeno esporte que leva o Futebol ao tabuleiro e dá uma puta vontade de jogar, experimentar, fazer grandes Campeonatos como o brasileiro fazia com o Futebol de Botão, o Pebolim (Totó ou Fla-Flu, conforme for a sua região), o Futebol Pelé (Gulliver ou Marcelinho Carioca) ou até mesmo os jogos de Futebol nos videogames através das décadas.

O Boavista, de Portugal no Subbuteo.

O Boavista, de Portugal no Subbuteo.

 

Para matar a vontade, tem alguns vídeos no Post, e vários outros relacionados, mas acredito que ainda seja pouco pra quem ficou a fim da coisa. Pra mim, é.

 

Grande abraço !

Luís Butti
Twitter: @luisbutti

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s