Viva ! O Futebol venceu

E o Derby Campineiro entre Ponte Preta x Guarani, vai mesmo acontecer sábado agora em Campinas, no Moisés Lucarelli. Com a presença das duas torcidas e um esquema de segurança que dizem ser de Primeiro Mundo. Parabéns as duas Diretorias, a Segurança Pública e a FPF por largarem a aviadação de lado e botarem fé no Derby Campineiro.

Já que a violência e indecisão do local do jogo ficaram no passado, vamos falar do que interessa ?

Dados do Derby, de 2010. Atualize os dados adicionando mais 2 jogos e 2 vitórias da Ponte Preta, além de 5 gols a mais pra ela.

Dados do Derby, de 2010. Atualize os dados adicionando mais 2 jogos e 2 vitórias da Ponte Preta, além de 5 gols a mais pra ela.

Apesar de não ser torcedor de nenhuma das duas agremiações (sou corinthiano), sou um cara que viveu o Derby meio de perto. Cresci e morei vinte anos na Rua do Brinco de Ouro, e brinquei/estudei/visitei muito a minha avó, que mora até hoje, atrás do Moisés Lucarelli. Ou seja, conheço muito bem este Derby Campineiro, se bobear mais até do que muito torcedor das equipes.

O Derby Campineiro já teve dias de glória. De 1977 a 1979, Campinas era chamada a Capital do Futebol. Se pegassemos os scratchs dos dois elencos, era possível formar uma Seleção Brasileira, sem pestanejar. Muitos desses atletas dos 2 rivais, foram para grandes clubes e alguns até jogaram Copas do Mundo.

O bugrino Zenon, os ponte-pretanos Carlos e Amaral foram para o Corinthians, Careca e  Renato Pé Murcho do Guarani e Oscar da Ponte Preta estouraram no São Paulo, Polozzi da Ponte Preta foi para o Palmeiras, por exemplo. O inverso também acontecia. Jorge Mendonça do Palmeiras, veio de lá para o Guarani, Campeão de 1978.

O Guarani, conforme citado acima, foi Campeão Brasileiro de 1978. Para a Ponte, falta um título de expressão. Mas nada que a coloque abaixo do Guarani. Os clubes figuraram por várias e várias vezes em Finais de Torneios Estaduais e Nacionais, sucumbindo para os gigantes. Chegar a Finais e Semis por diversas vezes não é lá coisa não muito comum se levar em conta clubes do interior.  Chegar uma ou duas, vá lá. Chegar seis ou sete (mesmo que perca todas), vale destaque.

Porém, o caminho não foi liso para ambos os clubes. Vitimado pela ganância da família Chedid (que posteriormente vitimava o Bragantino, vindo a se reerguer só agora), a Ponte Preta chegou muito próximo de encerrar as atividades de 1987 a meados de 1992. Seu estopim, além da paixão da torcida, eram os demais esportes, como o Basquete Feminino, com Hortência, Paula e Karina, Campeão Mundial em 1992. O Futebol da Macaca só foi se reerguer de verdade em 1997, quando a equipe voltou a Série A do Brasileiro.

Já o Guarani teve um pesadelo parecido, porém, mais recentemente. Também com graves problemas financeiros, foi obrigado a colocar o Brinco de Ouro a venda, e até hoje rebola para conseguir sobreviver e pagar os salários. O clube, que esteve na Série C do Brasileirão e na A-2 do Paulista, conseguiu voltar e até então se manter em São Paulo, mas não nacionalmente. Voltou em 2009 e caiu em 2010, no Brasileirão. Tenta retornar a Elite, junto a Ponte Preta, que voltou ano passado.

Porém, com problemas financeiros ou não, o Derby Campineiro continua sendo uma atração a parte. Seja você bugrino, ponte-pretano ou curioso, como eu, que não torço pra nenhuma das equipes, mas não desgrudo o ouvido do meu Rádio em dias de clássicos. Aliás, como o Corinthians não atua no sábado, se a Diretoria da Ponte Preta me fizesse um convite para ir ver a partida, iria com o maior prazer.

Provavelmente, no decorrer da semana a gente aborde o Derby Campineiro mais um pouco. O Futebol venceu. E quando ele vence, vira assunto.

Até mais !

Luís Butti
Twitter: @luisbutti

 

 

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Viva ! O Futebol venceu

  1. Richard disse:

    PARABENS POR MANTEREM O JOGO POR LA

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s