Aviadar um Clássico, vocês estão fazendo isso MUITO certo

Em primeiro lugar, eu (a exemplo de todos os amigos colaboradores, blogueiros ou pesquisadores deste espaço) repudio, lamento e torço pelo fim da violência em todos os setores da sociedade, principalmente no Futebol. Mas ela aconteceu de novo, na minha cidade.

Na quinta-feira, aconteceram, aqui em Campinas 2 Derbynhos (Guarani x Ponte Preta Sub-15 e Sub-17), com vitória Ponte-Pretana nas duas categorias. Quem venceu, não importa. O fato é que o pau quebrou e um torcedor do Guarani de 28 anos morreu vítima de uma pedrada.

Para quem não conhece Campinas (que já foi considerada a Capital do Futebol nos anos 70), os dois estádios são MUITO, mas muito próximos um do outro, ligados por uma avenida enorme, chamada Av. Ayrton Senna (ou também conhecida como a antiga Av. dos Esportes). É coisa de 500 metros de avenida separando os 2 estádios.

E quem mora ou tem estabelecimento nesta rua, é o caos: de quem é o “território” ? Ponte ou Guarani ? E daí voa pau, pedra, bomba, soco, chute, palavrão, rojão em ônibus, etc. É quase uma Faixa de Gaza.  Tem Derby Campineiro, o pau quebra.

Campinas já foi a Capital do Futebol e formou uma Seleção. Hoje, periga ficar sem Derby.

Campinas já foi a Capital do Futebol e formou uma Seleção. Hoje, periga ficar sem Derby.

E o pau quebrou na quinta feira, após o Derby dos Juniores, matando o rapaz torcedor do Guarani. E, como tem o Derby Oficial pelo Paulistão, as Diretorias, Polícia Militar e FPF já começaram a tomar providências.  E como estamos no “país do sofá” (é o mesmo que você pegar a sua mulher com outro no sofá, ao invés de espantar o Ricardão, não. Prefere vender o sofá), é ÓBVIO que a solução mais banal e confortável era tirar o jogo daqui da cidade.

A Ponte, corretíssima, não aceita. É mando dela e não há jogo de volta, é turno único + Finais. Tirar o jogo do Moisés Lucarelli pode lhe custar 3 pontos e pesar na classificação. O Guarani não aceita o jogo em Campinas de jeito nenhum. Quer mandar para Araraquara, Pacaembu, ou até mesmo adiar a partida, medida provavelmente impossível em qualquer Campeonato, visto que existem tabelas a serem cumpridas. Só em força maior mesmo. O que não é o caso, francamente.

Só que se o pau quebra NA RUA, é um problema social, meu amigo ! Problema de Segurança Pública. Se assaltarem um banco e, no tiroteio o segurança morrer, você vai fazer o que ? Pedir a transferência do Banco pra Araraquara ? Em 2001, num show dos Titãs (no qual eu estava lá), morreu um rapaz na UNICAMP a tiros. E nem por isso fecharam a UNICAMP ou a mandaram para Hortolândia.

Se trata de um problema SOCIAL. Não é culpa de torcida X, Y ou Z, de estádio A, B ou C ou de clube XPTO ou ZYX. O buraco é muito mais embaixo. Coisa que tange a educação do povo brasileiro, a respeito e regras banais de convivência. Coisa de 200 a 300 anos pra se estruturar. Não é em duas semanas que você vai resolver uma cagada de 300.

Mas, não contentes em abdicar da resolução de uma cagada, ainda propõem outra: a medida anti-constitucional e que vai contra o Estatuto do Torcedor da FPF, a maldita torcida única, que não deu certo em lugar nenhum do mundo. Nem na Argentina, onde a educação é um pouco melhor do que aqui. O que beira o patético e escancara a falta de comando e de pulso da cidade.

Polícia Militar é só enfeite. Segurança Pública é só para dizer que tem. Faça me o favor, autoridades. Porque, a propósito, uma cidade com 2 ou mais clubes grandes com torcida na primeira divisão que não é capaz de realizar um jogo de Futebol, sinceramente, precisa ter TODA a sua gestão pública desqualificada e revista com urgência. E clubes que apóiam tamanha bizarrice, merecem jogar a B-1 do Paulistão e a C do Brasileiro, antiga D.

Campinas já não tem Prefeito (Não é da Região e boiou ? Campinas vive um seríssimo problema democrático. O Prefeito Dr. Hélio caiu no meio do ano passado, o vice Demétrio Vilagra assumiu e derrubaram também, e Pedro Serafim assumiu, e não se sabe até quando).  Agora periga não ter mais Derby.

Parabéns, autoridades. Por vagabundagem e falta de pulso com quem mais deveria ter, estão aviadando o clássico. E o termo aviadar não tem nada a ver com a maldita piadinha que nós, daqui da cidade estamos acostumados a ficar putos com ela desde moleque.

Torço, desde já para que o Derby aconteça AQUI, no Moisés Lucarelli, com as duas torcidas, e sem problemas de violência, se Deus quiser. E, em torneios futuros, no Brinco de Ouro nas mesmas situações: duas torcidas, na paz e acontecendo aqui. Com segurança e respeito.

Futebol é no Campo. Problemas Sociais não podem e nem devem ser transferidos pra ele.

Até mais !

NOTA DO BLOG: O Guarani prometeu ir a Federação Paulista de Futebol nesta segunda-feira para tirar o jogo da cidade, mesmo com o mando e o contra-gosto da Ponte. Até o término do Post, não temos desfecho do destino do Derby Campineiro.

Luís Butti
Twitter: @luisbutti

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Aviadar um Clássico, vocês estão fazendo isso MUITO certo

  1. No momento, para este jogo, eu proibiria a entrada de faixas e torcedores usando qualquer apetrecho relacionado a torcida organizada.
    Veja bem, para este jogo, já que os ânimos estão exaltados.
    Mas sim, faria o jogo em Campinas.

  2. Júnior disse:

    Não entendi o trecho “merecem jogar a B-1 do Paulistão -> e a C do Brasileiro, antiga D <-".
    Mas, voltando, também sou campineiro e torço pela paz no derby, abraços.

    • luisbutti disse:

      Acho que Diretoria de Clube que apóia essa palhaçada de Torcida Única ou Clássico fora da cidade, é porque é conivente com a incompetência.

      Logo, Diretoria no auge da incompetência merece dirigir o time na pior divisão que exista.

      As torcidas precisam combater pensamentos “fáceis”. Pra eles (Diretores), é mais cômodo do que pensar.

      Abraços !

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s