Maduro, Copero e Peleador

Ralf Rules

Ralf Rules

 

Sim, são essas três expressões que definem o início da caminhada corinthiana na Libertadores da América 2012. Duas delas, gaúchas e gaudérias como é o técnico Tite. O Corinthians, que busca seu primeiro título na Libertadores, começa a incorporar o espírito, que por tantas outras edições, lhe faltava.

O time de Tite, Campeão Brasileiro de 2011, começa a ganhar corpo, ficar maduro, acostumado a levar pancada. Porém, o Corinthians de Tite aprendeu (talvez calejado pelo vexame contra o Tolima ano passado) a impor o estilo de jogo que ele quer, e não o adversário, não apenas em comeptições nacionais, mas na Libertadores também.

Hoje, o Corinthians deu sinais claros, que mesmo com empates ou placares mínimos, pode sim, ser Campeão da América. Dominou, com coragem uma partida na altitude contra o Cruz Azul, que, em outros tempos (e outras equipes), seria goleada mexicana na certa. O placar, é verdade, ficou no 0x0, mas o time brasileiro mandou no jogo. Faltou apenas UMA bola entrar no gol do Cruz Azul. E não entrou. Passou perto, mas nada de gol. Porra, bola !

Mas, vencendo ou não, isso é sinal claro de maturidade. De time “Copero e Peleador”.  O scratch de Tite joga como ELE QUER. E não como o adversário quer (se jogar feito louco pra frente e levar na bunda no contra-ataque como em outros anos). ELE cadencia. ELE irrita o adversário. ELE faz o resultado quando e como quer na esmagadora maioria das vezes. E acabou.

Isso não é dar show como alguns torcedores querem, é verdade. Mas Libertadores, raramente alguém dá show nas últimas décadas. É um ou outro. O resto, é muito sangue frio.  Pode até que não seja 2012. Mas o Corinthians dá claros sinais que está muito próximo de faturar essa competição.

Meu único adendo ? Arriscar mais a gol e melhorar finalização. De resto, é ligar o Espírito Copero e Peleador, simbolizado na melhor dupla de volantes do país, Ralf e Paulinho. Aguardemos então, a próxima rodada no Pacaembu, contra o mesmo Cruz Azul.

Pacaembu, que deve estar lotado e com a Fiel mais focada em vibrar, empurrar o alvinegro de Parque São Jorge a vitória.  Bem diferente da torcida do Cruz Azul que, mais preocupada em ser violenta, arremessou mais de trinta copos nos atletas corinthianos.Que, eu aliás, espero uma providência séria da CONMEBOL (que não vai acontecer, diga-se de passagem) a tal ato que todo ano se repete na competição.

Se Internacional, Santos, Fluminense, Vasco e Flamengo tem como arma o talento, o Corinthians tem a maturidade e a raça, que começa a demonstrar resultado. Que venham os próximos jogos dos brazucas na Libertadores da América 2012, e principalmente, a fase mata-mata.

Até mais !

Luís Butti
Twitter: @luisbutti

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s