Ele é o Bom, é o Bom, é o Bom. Ou ainda não ?

Quem é melhor ?

Quem é melhor ?

Ok, eu acho um absurdo, uma verdadeira loucura abrir este Post, mas já que é o assunto do momento de todas as torcidas quando a pauta não é sobre seu clube de coração e este Blog é democrático, vamos lá:

É inegável. Lionel Messi está jogando pra caralho, conquistou proezas que atletas de sua idade jamais conseguiriam e mantém a cabeça no lugar, diga-se de passagem, o mais importante. Mas, sinceramente, na opinião deste humilde blogueiro, está longe, muito longe de tentar qualquer comparação com Zico ou Garrincha, quiçá com Rei Pelé. Mas é assim que 9 entre 10 fóruns, mesas de bar e mesas redondas se perguntam, então vamos lá.

O que é preciso fazer dentro e fora de campo para se tornar um Novo Rei ? Ganhar três Copas do Mundo nos anos dourados do Futebol ? Fazer mais de 1200 gols ? Jogar contra esquadrões ? Ser citado em mais de 300 canções ? Virar caldo cultural ? Parar uma Guerra ? Se tornar personagem de histórias em quadrinhos ? Gravar um Disco ? Virar símbolo da UNICEF ? Conquistar a garotada ? Usar um penteado bacana ?

Por um lado, Messi leva vantagem. Nos anos 50, 60 e um pouco dos 70, é verdade, muito do que se jogava Futebol, a maioria dos scratchs (principalmente as equipes do interior) vinham de um semi-amadorismo, e o preparo pros dias atuais é muito mais adequado. Chuteiras, caneleiras, academias, suplementos, o que transforma qualquer atleta em um Superman. Os goleiros também recebem hoje um cuidado que não havia nos anos 50, 60 e 70.

Já a vantagem do Rei, é que simplesmente se atuava numa Era de Ouro, onde todo mundo era craque. E era mesmo. Não era só no nome. Os atletas adversários eram parelhos. Não interessa se é contra o amador da Portuguesa Santista ou contra a nata da nata da Seleção da Alemanha, além de péssimos gramados e estruturas precárias remarem contra o talento. Tudo fazia parte dos Anos Dourados, quando Pelé reinou.

Tanto que, era uma época em que até América-RJ, Bangu, São Cristóvão, Brasil de Pelotas, Ponte Preta, Guarani e Portuguesa de Desportos cediam craques para a Seleção Brasileira ou para grandes clubes.

Disputas atemporais são complicadas. É como querer perguntar num Blog de F1, quem foi melhor: Fangio ou Senna ? Ou, num Blog sobre artes marciais: Tyson ou Anderson Silva ? Talvez num Blog de Política, sobre Lula ou JK, sobre o maior estadista brasileiro da história. Num fórum sobre escolas de samba, sobre Joãosinho Trinta ou Paulo Barros ? Não dá, cara. Comparações impossíveis de ser feitas sem o adendo de uma Máquina do Tempo. Outro cenário, outras variáveis, outros adversários.

Para a rapazeada mais jovem, este Post é um absurdo. Dá Messi fácil. Já passou Pelé e vai distanciar. Pro meu pai, se ele ler isso, é capaz dele dar risada e querer me internar. Pelé era o Pelé e acabou. Segundo ele, o Negrão era de outro planeta. E olha que nem santista ele é. Assim como eu, é do alvinegro de Parque São Jorge.

O fato é que ele é o bom, é o bom, é o bom. Não importa qual você escolher.

Eu já escolhi. Basta olhar o nome do Blog e tirar a conclusão.

Até amanhã !

Luís Butti
Twitter: @luisbutti

Ah, tem uma enquete sobre o assunto para VOCÊ também escolher ! Divirta-se.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Ele é o Bom, é o Bom, é o Bom. Ou ainda não ?

  1. Vinicius Azevedo disse:

    Com o Pelé é difícil, precisamos esperar o final da carreira para poder fazer as devidas ponderações. Agora com o restante, acho viável a comparação…O Zico por exemplo…Meu pai o viu jogar e não achou nada de excepcional, já me apontou uma série de jogadores que viu melhores e que não tiveram tanta propaganda e bajulação por trás…

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s