O Primeiro a Gente Nunca Esquece

Amigos leitores do EU, RADAMÉS Y PELÉ, é o seguinte.

Poucos sabem, mas neste sábado, dia 11, a criação do provável mais famoso comercial da história da propaganda brasileira completou 25 anos. No dia 11 de Fevereiro de 1987, era criado, na sede da então W/GGK, que depois virara W/Brasil (atual W/McCann) o roteiro do Primeiro Sutiã, da Valisère.

Estrelado pela atriz, com apenas 11 anos na época, Patrícia Lucchesi, e com uma Ópera de Puccini, o comercial embalou uma geração de meninas e despertou a primeira curiosidade sexual de muitos garotos. Era a visão masculina e feminina da coisa, embora se tratasse de um filme tão voltado pras garotas.

Com seu roteiro escrito pelas então meninas Camila Franco e Rose Ferraz, e aprovado e aperfeiçoado pelo maior nome da propaganda brasileira, o corinthianíssimo Washington Olivetto (que aliás, foi cogitado ONTEM (sem sucesso) para ser Dir. de Marketing do clube de Parque São Jorge, assim como 82 e 83 , mas o cargo ficou com ótimo Ivan Marques, da F/Nazca), o comercial foi aprovado pela família Rosset, detentora da Valisère na época e o resto é história viva da propaganda brasileira.

Com seu jargão mais popular do que o próprio filme, “O Primeiro Sutiã a Gente Nunca Esquece”, é impressionante como algo tão interno do universo feminino como o primeiro sutiã possa ser atrelado a algo tão machista como o Futebol dos anos 80 (esporte que, diga-se de passagem, graças a Deus, muito mais tolerante e aceitável para o público feminino nos dias de hoje).

Por isso, para comemorar a maior jóia da propaganda brasileira, e que se tornou linguagem popular, selecionamos alguns pioneiros e inesquecíveis no Futebol, para o deleite do leitor. Divirta-se. Afinal, o primeiro a gente nunca esquece.

O Sport Club Rio Grande (RS). Fundado no dia 19 de Julho de 1900, o primeiro clube de Futebol do país, em atividades ininterruptas até hoje.

O Sport Club Rio Grande (RS). Fundado no dia 19 de Julho de 1900, o primeiro clube de Futebol do país, em atividades ininterruptas até hoje.

Sport Club Rio Grande: o primeiro clube de futebol brasileiro em atividades ininterruptas até os dias atuais.

O primeiro gol de Pelé em Copas do Mundo, contra o País de Gales em 1958. Dá pra esquecer ?

Esse é raridade: o primeiro treino de Zico e Sócrates juntos, no Flamengo.

Uruguai 4×2 Argentina. A primeira final de Copa do Mundo, em 1930.

O primeiro Fla-Flu da história. 3x2 Fluzão, nas Laranjeiras em 1912. O clássico está comemorando 100 Anos.

O primeiro Fla-Flu da história. 3x2 Fluzão, nas Laranjeiras em 1912. O clássico está comemorando 100 Anos.

Nos 100 Anos de Fla-Flu, encontramos o pioneiro. 3×2 Fluminense, nas Laranjeiras.

Recente porém inesquecível: O primeiro gol de Ronaldo Fenômeno no Corinthians.

Amador Santos: o primeiro locutor esportivo do Brasil. Na foto, a equipe de Amador Santos na Rádio Carioca, Década de 30.

Amador Santos: o primeiro locutor esportivo do Brasil. Na foto, a equipe de Amador Santos na Rádio Carioca, Década de 30.

O primeiro locutor esportivo do país: Amador Santos, da Rádio Carioca nos anos 30.

 

Entre pioneiros e inesquecíveis, eu ficaria um ano aqui postando pioneiros que a gente nunca esquece. Faltou algum pioneiro interessante que você gostaria de ver ? Deixe o link dele nos comentários. Aprovarei e seu pioneiro inesquecível ficará visível aos demais leitores nos comments.

NOTA DO BLOG: Você sabia que o célebre comercial “Primeiro Sutiã”, pasme, foi veiculado apenas três vezes ? No domingo a noite, no Fantástico, na segunda no break da novela das 20h (Globo) e no Jornal Nacional na terça ? Veja você a força do filme. Apenas três vezes. E você cresceu com a impressão que este comercial passou um tempão na TV.

NOTA DO BLOG II: Antes de escolherem a atriz Patrícia Lucchesi, outra ilustre garota era a favorita de Júlio Xavier, Diretor do Filme, porém descartada por ser um pouco mais velha do que o filme pedia: a simpática apresentadora são paulina Eliana, que por anos e anos fez a alegria da criançada nas manhãs do SBT e TV Record. Aliás, ainda faz. 

NOTA DO BLOG III: Após o estouro com o filme, a Valisère resolveu botar no ar um outro filme, mais curto porém também fortíssimo: a visão do MENINO da situação do primeiro sutiã, sem mostrar garota alguma, só a trilha. Confira abaixo o comercial clássico, e o sequencial. 

Até mais !

Luís Butti
Twitter: @luisbutti

 

 

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s