Com Que Roupa ?

Ano Novo, Roupa Nova.

O bordão é clichê, e até um pouco idiota, mas serve bem para ilustrar a nova cara do futebol em 2012.

Na semana passada, a Nike lançou os novos uniformes de Santos, Coritiba, Internacional e Bahia, que estão debutando na fornecedora, além da Seleção Brasileira para a Temporada de 2012. Sua aposta foi um estilo mais leve e pequenos detalhes em golas, mangas e peitoral.

Novas camisas Nike, para 2012. Crédito: ESPN

Novas camisas Nike, para 2012. Crédito: ESPN

Em Maio será a vez do Corinthians ter o lançamento de seu Kit pela mesma Nike, porém, mock-ups da nova linha já trataram de vazar nas redes sociais. Apesar de tudo ser especulação, há quem afirme que o Timão, diferente dos outros clubes Nike, sofrerá mudanças radicais em seu uniforme. Segundo algumas fontes de dentro do clube, a camisa preta não terá as tradicionais listras, sendo preta por completo. Mas a maior novidade será uma marca d’ água homenageando a cidade de São Paulo, simulando a calçada da Av. Paulista, onde a torcida do Corinthians celebrou a quebra do tabu, e posteriormente transformando um local de comemorações de campeonatos de diversos clubes.

Já a camisa Grená, eleita no mês passado como a mais bonita do mundo por um site inglês, dará lugar a uma nova cor neutra, ainda em sigilo. Alguns cogitaram o Cinza. Outros, o Amarelo-Ouro, em alusão a República. É esperar pra ver.

Provável modelo do uniforme do Corinthians 2012. Notem os detalhes em alusão a Av. Paulista. Design do meu amigo Rodrigo Possato.

Provável modelo do uniforme do Corinthians 2012. Notem os detalhes em alusão a Av. Paulista. Design do meu amigo Rodrigo Possato.

Por sua vez, com a Penalty, o Vasco da Gama trouxe uma polêmica camisa azul, simbolizando os mares navegados pelo conquistador homônimo ao clube de São Januário. A camisa, de cara gerou comentários em redes sociais. Alguns aprovam, outros não.

Por falar em polêmica, quem acabou com uma em seu uniforme foi o São Paulo, que eliminou o calção vermelho, alvo de piadas por partes de rivais, e trouxe uma linha bastante favorável pra torcedor são paulino que curte a história do clube. A Reebok lançou o novo do São Paulo, baseado no Mundial de 1992, (números em fontes mais “gordinhas” e com contornos) e a listrada, com frisas um pouquinho mais grossas.

O novo uniforme tricolor, apresentado por Raí e Jadson. Referências de 1992 estão presentes.

O novo uniforme tricolor, apresentado por Raí e Jadson. Referências de 1992 estão presentes.

Já a Adidas fez algo diferente. Lançou em 2012, para Palmeiras e Fluminense uma linha bi-anual. O uniforme do tricolor carioca, nada de muita novidade, vem o tricolorzão clássico do Fluminense, que estamos acostumados. Já a camisa do Palmeiras faz duas homenagens: a verde clássica traz o P do primeiro escudo ao invés do escudo atual, e uma terceira, listrada num verde mais claro, igual o modelo, que perdurou de 1992 a 1997.

Enquanto isso, hoje, a Olympikus apresentou a nova camisa do Flamengo, numa estética completamente Retrô, e usando a padronização das listras: 15 cm de cada frisa, três vermelhas e duas pretas. A única diferença é a presença de cerca de 8cm de uma frisa preta no ombro, gerando quase uma terceira frisa preta.

Detalhe do novo uniforme do Mengão. Tradição dá o tom do Flamengo em 2012.

Detalhe do novo uniforme do Mengão. Tradição dá o tom do Flamengo em 2012.

Grêmio (Topper), Cruzeiro (Reebok) e Atlético Mineiro (Topper) seguem com designs similares ao de 2011, mudando pequenos detalhes.

A peculiaridade do ano dentre os uniformes dos grandes é o Botafogo, que até o fechamento deste Post, não havia fechado em definitivo o seu fornecedor. Está curiosamente atuando com um uniforme sem fornecedor algum, fabricado sabe Deus por quem, num design similar ao que a Fila estampou em 2011.

Notícias botam a Puma muito próxima do Fogão, mas até agora, nada. A Nike tentou e também não entrou.

O fato é que, se samba, moda e Futebol andam juntos, é hora do torcedor guardar um dinheirinho e correr pras lojas esportivas em shoppings ou sedes dos clubes e cantarolar o famoso samba imortalizado pelo vascaíno Noel Rosa.

Com Que Roupa…..
Eu vou
Pro samba que você me convidou….

Aguardemos ansiosamente nas vitrines os novos “Hits” dos gramados. Porque o Hit de Noel, a gente relembra agora.

Até mais !

Luís Butti
Twitter: @luisbutti

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Com Que Roupa ?

  1. Como colecionador e viciado em camisas de futebol, adorei o post! Mas tem um erro: na foto d desfile do SPFW, a foto é do ano passado e não das novas camisas inspiradas no modelo 1992… um abraço e continue com o ótimo trabalho.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s