Fica, vai ter Cannes !

Senhores, hoje é comemorado o Dia do Publicitário. Além do Dia 4  de Dezembro, onde é comemorado o Dia Mundial da Propaganda (e, sempre que possível, é realizada a Festa do Prêmio Caboré), o dia 1 de Fevereiro também faz parte da Festividade.

Não é de hoje que Futebol e Propaganda andam juntos. Vários criativos brasileiros já participaram diretamente da política de seus clubes e escreveram livros sobre os mesmos.

Porém, não é este o foco do Post. Eu, como membro da classe publicitária, reuni alguns filmes (pra não boiar, quando nos referimos a Filmes, entenda-se por Comerciais. É a nomenclatura técnica da profissão) unindo Futebol e Propaganda.

Muitos destes filmes, premiadíssimos em  Anuários do One Show, Art Directors, CCSP (Clube de Criação de São Paulo) e o mais famoso dentre os não-publicitários e publicitários: o Cannes Lions (ou Festival Publicitário de Cannes, se preferir).

Queria colocar todos, mas é humanamente impossível. Escolhi alguns de diferentes locais, épocas, estilos e produtos.

 

Hoje, quem dá o show no post são eles. Divirta-se !!

Zico e a Coca-Cola – (McCann-Erickson, 1982)

Futebol Feminino. Desta vez, sem roupa, para a DeMillus (Contemporânea, 1988)

Manchester United x Real Madrid no Velho Oeste, para a Pepsi. (BBDO, 2008)

Brasil x Portugal num ritmo alucinante, para a Nike (Wieden+Kennedy, 2005, se não me falha a memória)

O Futebol Africano Campeão do Mundo, para a Guinness (Saatchi & Saatchi, 2003)

Roberto Rivelino e o Opala, para a Chevrolet (McCann-Erickson, 1968)

Se você tem mais de 25 anos, vai lembrar deste jingle, para a Brahma Chopp (Fischer América, 1994)

 

Este só rolou na Internet e nos Cinemas. E é fantástico. O último gol de Pelé pela Seleção Brasileira, para a Vivo (Young and Rubicam, 2010)

NOTA DO BLOG: Para que você não bóie nos termos do mercado publicitário, fizemos um pequeno Glossário pra que você não se perca no post.

Prêmio Caboré: Premiação realizada pelo jornal Meio & Mensagem, anual. Premia agências, profissionais de criação, atendimento, planejamento, mídia, anunciantes, produtoras de comerciais, gráficas entre outros segmentos da área. Sempre selecionam 3 opções, para que os assinantes do jornal votem numa das 3. A mais votada leva a Coruja, que é o Troféu do Caboré.

The One Show: Não é a mais famosa. Porém, é provavelmente, a premiação mais difícil do mundo. Valoriza bastante a parte escrita e conceitual da campanha. Mais idéia do que execução. Seu troféu é um Lápis de duas pontas.

The Art Directors: Como o próprio nome diz, o Art Directors premia as melhores campanhas, mas por sua vez, com um júri dando um peso maior a imagem e estética das peças publicitárias. Se o One Show é cobiçado pelos Redatores (pessoal que faz a parte textual das campanhas),  o Art Directors é cobiçado pelos Diretores de Arte. E ambos são igualmente cobiçados pelo Diretor de Criação, o Big Boss da coisa. 

CCSP: Eis o Clube de Criação de São Paulo. Trata-se de uma entidade publicitária, respeitadíssima no mundo todo e a mais respeitada na América Latina. Todo ano, o CCSP reúne um Júri e, numa grande festa de confraternização do mercado, premia as melhores campanhas do país num Anuário.

Anuário: Pra quem não é da área, é um livrão, caro, grande e grosso. Para quem é, é um investimento. Um Anuário tem cerca de 300 a 500 páginas e reúne as melhores campanhas do ano, daquela entidade que está o publicando. Também costuma trazer um DVD com o melhor da TV, Internet e Rádio.

Cannes Lions: Este já é mais conhecido. Acontece na França e sua realização se dá semanas depois do Festival de Cannes do Cinema (aquele que vira e mexe aparece na Revista Caras, lembra ?) e premia o melhor da Propaganda Internacional. Um criativo da área da propaganda tem a mesma vontade de ir assistir (e, se possível, trazer um Leão) o Cannes Lions do que uma criança tem a vontade de ir a Disney.  É muito comum ver países emergentes na propaganda como Chile, México, Índia, Indonésia, Nova Zelândia, Hong Kong ou Venezuela faturarem Leões, pela diversidade cultural do Júri.

 

Até amanhã !!

Luís Butti
Twitter: @luisbutti

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s