Não se Reprima, boleiro !

 

Sim, por incrível que pareça, eles já foram trilha sonora do esporte bretão.

As bandas teen (ou boy bands, como alguns chamavam) que você sempre afirmou odiar com todas as forças, mas que todo mundo nos anos 80, seja pela massificação da mídia ou pelos LPs de sua irmã, eram obrigados a ouvir gostando ou não.

Menudos, Dominó, Polegar….e mais recentemente os tão amados pelas menininhas e odiados pelos marmanjos Restart, Cine, NX Zero, Hori e cia limitada já foram sim, associados diretamente ao Futebol.

“Putz, que merda”. Talvez você diga.
Pois é, amigo torcedor. Por mais que sites como o KibeLoco, Jacaré Banguela e derivados tentem transformar o acontecimento em piada, o fato está aí e eles estão mais presentes na história dos clubes brasileiros do que você imagina.

Se você não liga, passa batido
Mas se você pega ar, amigo torcedor, tenho más notícias pra você.
A coisa piora se você for torcedor do São Paulo Futebol Clube.
Impulsionados por shows da banda no Morumbi, o esquadrão tricolor, Campeão Paulista em 1985 e Campeão Brasileiro de 1986, foi carinhosamente apelidado de Menudos do Morumbi.

Mas ter a trilha sonora de uma Banda Teen não foi privilégio do Tricolor Paulista. A própria Seleção Brasileira, na Copa de 1986, “ganhou” uma.

A canção “Guerreiros”, do grupo Dominó, presença carimbadíssima nos programas de Gugu Liberatto sábado sim, sábado também, virou jingle da Caixa Econômica Federal, na época, cotista da Rede Globo e patrocinadora do Futebol da emissora na Copa do Mundo de 1986, trazendo no comercial a canção e imagens com alusão a Seleção Brasileira.

A música é até bonitinha e não faz feio. Traz uma mensagem de otimismo, espírito de grupo e companheirismo. Mas o fato de ser uma banda “gay”, dita por muitos marmanjos na época, transformaram a campanha em queima-filme. E também em meio pé-frio, marcada pela derrota nas quartas-de-final para a França de Platini, nos pênaltis, após um 1×1 no tempo normal.

Após esta metade dos anos 80, a música teen deu uma desaparecida no Brasil, ficou no auge nos 90 no exterior e há uns 4 ou 5 anos, retornou com força na mídia.

Mais recentemente, a música teen voltou a reaparecer também no cenário do futebol.  Quem deu as caras foi o vocalista corinthiano do Restart, PeLanza, aparecendo na seção MEU JOGO INESQUECÍVEL do site do Globoesporte.com, onde celebridades sempre contam partidas inesquecíveis de seus clubes. Mas infelizmente, o espírito esportivo não foi tão bem aceito como nos anos 80. PeLanza sofreu fortes críticas da Fiel em Redes Sociais por ser associado ao clube e passar a imagem de cantor teen. Ou seja, ser cantor de banda de menininha, cantando músicas consideradas fofas pelo povo.

O que parecia um tabu, está presente e associado ao Futebol há décadas. E particularmente, não vejo problema algum. Eu posso não gostar do estilo que o rapaz canta. Mas nada impede de que o mesmo também seja torcedor do meu clube.  Não misturemos as coisas.

Futebol e Música, andam sim juntos. Mas não necessáriamente com os mesmos gostos, preferências e estilos. Podem ser iguais nos times e diferentes no estilo. Ou vice-versa.

Para ilustrar o post, aí vai um achado. Nos perdoe pela qualidade horrorosa, mas esta é a tal canção “Guerreiros”, que virou tema da Seleção Brasileira em 1986, e ficou em evidência até o começo dos anos 90.

 

NOTA DO BLOG: Não foi apenas o Futebol que se associou as bandas teens. Alguns anos antes da canção “Guerreiros”, o grupo Dominó também gravara uma canção sobre a FÓRMULA 1, abordando Ayrton Senna, Alain Prost, Nelson Piquet e Niki Lauda.

 

Luís Butti
Twitter: @luisbutti

 

 

 

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s