Já que tá, que fique

Caros amigos, e foi dada a largada para o Paulistão.

Os grandes largando na frente e alguns do interior dando trabalho, como previsto. Porém, um assunto chamou a atenção neste Paulistão 2012 e resolvi fazer um post, digamos, pela excentricidade de seu Hino.

Após quase vinte anos de ausência, o XV de Novembro de Piracicaba está de volta a Série A-1 do Paulistão. Com o provável hino mais pitoresco do Futebol Brasileiro. Se você não é do Interior de São Paulo e não conhece a mesma, prepare-se para um momento surreal.

A letra é simplesmente inacreditável. Ouça aqui:

Apesar de seu Hino fazer muita gente rir, a ausência do XV de Piracicaba fez muito amante da tradição chorar. O XV deixou uma grande lacuna não só no Futebol Paulista, mas no que tange ao folclore esportivo.

O XV de Piracicaba, em 1965.

O XV de Piracicaba, em 1965.

Desde o saudoso e também folclórico Presidente, Romeu Ítalo Ripoli, uma espécie de Vicente Matheus caipira, que com seu linguajar matuto, montava esquadrões para o XV de Piracicaba, dando trabalho aos 4 grandes, até a geração atual (note pelo empate com o atual Bicampeão Santos, por 1×1 no Barão de Serra Negra, em Piracicaba), é notório que o Nhô Quim é o time mais autêntico do interior de São Paulo.

O auge do XV de Piracicaba foi o vice-campeonato Paulista de 1976, perdendo apenas para a segunda geração da Academia do Palmeiras, com Ademir da Guia e cia.

Parecia muito para uma simpática cidade que diz “ócro diraiban” e grita “Gooooooor”. Não era.

No ano seguinte, o XV de Piracicaba terminava em oitavo lugar no Brasileirão de 1977. Curiosamente, o destaque do ano seguinte era exatamente o Guarani Futebol Clube, de Campinas, que se sagrava o primeiro, e até o momento, único clube do interior do país a ser campeão do Campeonato Brasileiro.

O Campeonato Paulista de 2012 está apenas começando, mas desde já, todas as outras dezenove torcidas estão de olho no Nhô Quim. Até aonde o XV pode chegar ?

Rebaixamento ? Finalista ? Campeão do Paulistão do Interior ?  Campeão do Paulistão ?

O fato é que, torcemos pelo sucesso do XV de Piracicaba. Pelo bem do futebol tradicional no interior. Após tantos anos de espera e a volta, então, já que tá, que fique.

Goooooooooooooooooooor do XV !!

NOTA DO BLOG: O XV de Novembro de Piracicaba, também possui um Hino “sério”, Oficial, como todos os outros clubes. Mas, o Popular, citado aqui no Post, tem tanto carinho entre o povo da aprazível Piracicaba que se tornou “Oficial” pela boca da torcida, e, se bobear, até pelo próprio clube. Assim seja.

NOTA DO BLOG II: Recentemente, numa ação de Marketing, o XV de Piracicaba, ao lado de Maurício de Sousa, “transformaram” o personagem Chico Bento, até então, sem time declarado nos gibis, em torcedor do XV de Piracicaba. Uma singela homenagem ao interior paulista, a propósito, raíz do próprio Maurício de Sousa, que é nascido em Santa Isabel e se criou em Mogi das Cruzes. Infelizmente, não encontramos a imagem do Chico com a camisa do Nhô Quim, mas ela circulou bastante nas mídias sociais alguns anos atrás.

 

Luís Butti
Twitter: @luisbutti

 

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s