Noites Cariocas

Alô rapazeada, tranquilo ?

Para não gerar aquela discussão besta sobre bairrismo RJ X SP, como eu falei do nosso glorioso Paulistão, resolvi hoje falar do Campeonato Carioca.

Por noites e noites, milhões da cariocas, especialmente os torcedores dos quatro gigantes, o Clube de Regatas do Flamengo, o Fluminense Football Club, o Clube de Regatas Vasco da Gama e o Botafogo de Futebol e Regatas, compartilhavam emoções, nem sempre tão iguais.

Ora ganhava um, ora ganhava outro. Era tempo de Maracanã. Ou, mais recentemente, Engenhão. Mas o fato é que as Noites Cariocas, bravamente composta por Jacob do Bandolim, ilustra perfeitamente o Campeonato mais charmoso do país dentre os estaduais.

Por conta de dirigentes corruptos e pensamentos quadrados, o Campeonato Carioca, do contrário do Campeonato Paulista, citado sexta-feira, perdeu um pouco o seu rumo nos anos 90 e 2000, com torneios com dois campeões ou decididos em W.O. no STJD quase dez anos depois de sua realização, o que é de se lamentar.

Mas ultimamente, sabe lá porque, as antigas Noites Cariocas, da época de ouro da Guanabara, onde o chorinho dos grandes salões e da alta sociedade carioca, vem nos presenteando com belos clássicos, e gradativamente, a volta dos queridos América Futebol Clube e do Bangu Atlético Clube, gigantes de outrora.

Afinal, o chorinho sempre foi um futebol musicado.

Chorinho que, por sinal, tem uma forte ligação com a gente. O nome deste blog, por exemplo, vem de um Chorinho (“Radamés Y Pelé”, de Tom Jobim). Além de “Noites Cariocas”, várias e várias obras do gênero são ligadas ao Futebol, que futuramente abordaremos aqui.

Ontem, no Campeonato Carioca 2012, a bola já rolou. Estão compostas as primeiras notas do chorinho das Noites Cariocas deste novo ano.

Quando a noite do Rio cair, as estrelas do esporte bretão irão salpicar barracos e mansões, e torcedores dormirão com o sentimento de “oba !” ou de “merda !”. Principalmente em dia de clássicos.

Agora, para os fãs do futebol da terra do Cristo Redentor, é ligar os olhos na pelota e tentar imaginar que clube vai ser a grande atração dos palcos da bola.

Agora, escolha o seu clube dentre os seis gigantes e divirta-se com o vídeo dele Campeão Carioca, que selecionamos abaixo.

 

Luís Butti
Twitter: @luisbutti

 

 

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s