Abuso ?

Rapazeada, o post agora é sério.
Aconteceu a pouco, os vídeos estão aqui e eu espero sinceramente que ele não tenha sido removido  do YouTube quando você estiver lendo este post.

Não quero julgar, nem incitar a pensarem X ou Y.

O fato é que, um estudante negro da USP foi agredido, aparentemente, sem motivo por um PM e o ato foi filmado, gerando certa discussão a favor de ambos os lados.

Você deve perguntar: o que isso tem a ver com futebol ?

Tem a ver, quando a gente vê imagens como esta aqui:

E nós, do Blog EU, RADAMÉS Y PELÉ abrimos o questionamento. Abuso ? Racismo ? Pré-Julgamento ?

O preconceito que acontece contra os estudantes da USP e que frequentemente ocorre contra Torcidas Organizadas (ou não) é justo ?

Porque o abuso contra estudantes da USP na maioria das vezes é inaceitável enquanto contra torcedores de futebol, muitas vezes é aplaudido ? Pela cor ou classe social, talvez ? Ou pelas roupas, cabelos e comportamento ? Não necessariamente. O rapaz agredido da USP aparenta ser de classe média e negro, mas isso não importa.

Ou são baderneiros e estão ali para vandalizar mesmo ? O que pensa a Polícia Militar ? O que pensa o lado de quem foi agredido ?

O fato é que perante a Lei e Constituição de 1988, somos todos iguais. Nas arquibancadas ou universidades.

Há alguns meses, num famoso estádio brasileiro, houve fortes relatos de agressão a adultos e também crianças num setor mais nobre do estádio.  O clube, o estádio e o fato foram abafados. Mas recebi depoimentos de pessoas, na época, que viram o tal ato in loco e que era verídico. E aí ?

O curioso é que o ato jamais apareceu na grande mídia e nem vai aparecer. Mas fica outra questão:

Sendo num Setor Classe A, a agressão a torcedor de futebol passa a ser injusta, diferente da maioria do juizo de valor feito a agressões em arquibancadas, quando muitos dão razão aos agressores ?

O Blog EU, RADAMÉS Y PELÉ abre as portas pra você se manifestar.
Foi abuso na USP ? Existe abuso nas arquibancadas dos estádios de futebol ou as torcidas são mesmo causadoras de tal tumulto ?

O Botequim está aberto para a opinião. E desde já, isento perante aos fatos, sem acusar ou livrar alguém. Apenas abrimos o espaço pro povo se manifestar.

As interrogações são muitas. A exclamação, hoje, não é por nossa conta.

Luís Butti

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Abuso ?

  1. Vinicius Azevedo disse:

    Grande Butti, ótimo post.
    Tenho muitas críticas a fazer quanto ao policiamento no Brasil, entretanto, vivenciei a a “politicagem” estudantil, isso mesmo, ao invés de movimento, prefiro usar essa palavra no sentido pejorativo, na PUC-SP e sei que há um conflito grandioso entre liberdade e libertinagem…Hoje, qualquer movimento repressivo ou autoritário é tratado como algo semelhante à ditadura, uma grandiosa mentira, afinal, nossos pais sim lutaram por liberdade de expressão, contra a censura na imprensa, na arte etc, mas hoje a galera quer lutar por fumar maconha, tomar cerveja, fazer festa e palanque político para partidos que valorizam pessoas com vida universitária política ativa e “vencedora”
    Pelas imagens, á claro que a agressão fica evidenciada, porém não sabemos o que o rapaz falou para o policial…Só vale prestar atenção que um PM também está filmando, ou seja, ele está registrando a situação e, aparentemente, eles jamais gravariam algo que argumentasse contra a atitude deles…
    Cansei de ver alunos com moletons da GAP, câmeras SONY, tênis NIKE e carro zero gritando, se acorrentando, invadindo a reitoria e lutando pela brisa, pela bagunça e jamais pela evolução da universidade ou reforma estudantil.
    Nos estádios o clima é infinitamente mais tenso, não dá para comparar…Nunca apanhei, mas já bati boca algumas vezes pois somos tratados pior do que gado…A questão do estádio é muito mais complexa, vem de longa data, é um mix do comportamento bizarro de alguns torcedores somado aos péssimos serviços oferecidos e ao despreparo policial…Vale mais do que um post para discutir isso.
    No estádio, tento fazer a minha parte: no momento da revista falo boa tarde, boa noite, tento criar uma clima leve, mas raríssimas vezes há reciprocidade…
    Uma pena…
    Parodiando uma grande música: “Assim caminha a mediocridade”…

    obs: esse lance de ficar gritando preconceito também está ultrapassado né? Boa parte do efetivo policial é negro e acredito que sejam respeitados pelos seus colegas de trabalho, ou pelo menos espero que isso aconteça, né?

  2. Calinka disse:

    Vnicius, não desqualifique a luta dos estudantes na USP. Você pode não concordar com os métodos, eu também não concordo, pode até lastimar os caminhos que o movimento estudantil ta tomando, porque ele é realmente triste, muito triste, essa partidarização da movimento, pode até rir do ridiculo que é esse pessoal se declarando preso politico sem se dar conta de quão sério deve ter sido as repressões que esses presos sofriam, parece até que tão brincando de herói. Mas não ridicularize as causas do movimento, a luta dele não é, de forma nenhuma, pelo direito de fumar maconha. A luta dele é a de milhares de alunos que enxergam na policia uma forma de repressão, de controle, e não de proteção. No mais, luta são sempre dignas, seja qual for ela, e não devem se reprimidas dessa forma.

    Butti, com relação ao que falou que essas agressões não saem na grande midia, ainda gosta da Globo?

    • Vinicius disse:

      Calinka, numa boa? A polícia é despreparada no país inteiro, não só com os alunos. O Brasil não tem um poder judiciário descente, nem legislativo e nem executivo. Não adianta os alunos acharem que são intocáveis…O problema da PM é latente, como eu mesmo comecei meu post, critico muito a atuação da polícia, está tudo errado…Só que, queira ou não, a criminalidade na USP cresceu e a MENOS PIOR forma de coibí-la é com a PM lá dentro…Agora, se ela incomoda quem fuma maconha ou faz sei lá o que, paciência… Movimento estudantil? Não existe mais! Ditadura? Há muito tempo que acabou? Censura? Temos sim, inclusive do executivo que manda no país hoje, que tem feito uma bela limpa na imprensa…O problema da PM é uma consequência e não uma causa…

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s