Zico, Como Dois e Dois.

Final dos anos 70 e começo dos anos 80, o Clube de Regatas do Flamengo, de Zico, Adílio, Nunes e cia dava as caras conquistando Campeonatos Cariocas, Nacionais e Internacionais.

Alguns anos depois, o mesmo Zico encantava o Mundo, na Seleção Brasileira de 1982, ao lado de Sócrates, Falcão, Cerezo e cia.

Pra muitos, a diferença básica do Mengão para o Brasil de Telê é primária: um venceu, outro não.

Porém, poucos notam a diferença que havia no Camisa 10 de ambos os scratchs: Zico.

Como Zico poderia ser dois sendo um só ? Vamos pegar dois desenhos táticos de temporadas próximas: O Segundo Semestre de 1981 e o Primeiro Semestre de 1982.

É fácil entender. Tanto para Carpegiani como para Coutinho (ambos comandantes do Flamengo em 1981), o esquema variava em torno de um falso 4-1-4-1 .

Andrade permanecia no combate, Tita e Lico correndo pelas pontas enquanto Adílio corria o campo inteiro e distribuía o jogo pelo centro e Nunes, permanecia enfiado como um centroavante de ofício. Leandro e Júnior cobriam Marinho e Mozer, enquanto Raul segurava o placar quando se necessitava da intervencão do goleiro.

E Zico ? Zico, magistral tanto com suas bolas paradas como com ela rolando, no Flamengo fazia uma função de meio-campista clássico. Valorizado pelo sistema de “antecipação” realizado pelos laterais (passar, correr e receber novamente próximo da área, chamado por alguns de Overlapping), Zico era a figura do meio-campista que faz, de forma genial a bola correr. Algo meio diferente do que fazia na Seleção Brasileira de 1982, comandada por Telê Santana.

Em 1982, na Copa da Espanha, apesar de Telê se armar com um esquema mais próximo do 4-4-2, quem corria era Zico. Com Sócrates fazendo um papel semelhante pelo outro lado do campo (ou realizando um rodízio, conforme a partida e adversário), ambos jogavam a frente de Falcão (que por sua vez, avançava) e Cerezo (mais recuado), em uma função de Ponta-de-Lança, enquanto Éder fazia uma função similar a de Tita e Lico, para que Serginho Chulapa, ficasse sempre na cara do gol, como Nunes.

Ponta-de-Lança, algo similar ao que Pelé fazia na Copa de 70. O homem que, além de fazer a bola correr, corria com ela para a triangulação e puxar a marcação para que o Top Striker (o camisa 9) recebesse a redonda na cara do goleiro.

Enfim, Zico conseguia provar que é possível ser dois, sendo um homem só. Com esquemas, treinadores e scratchs diferentes, o Galinho de Quintino funcionava tanto como Meia clássico (fazer a bola correr pros companheiros) e como Ponta-de-Lança (não só fazer a bola correr, mas correr com ela).

Algo impensável pros dias de hoje, onde, exceto o Barcelona (mas isso é assunto pra outro dia), os esquemas táticos são previsíveis e, dois com dois sempre será quatro. Mas que, nos anos 70 e 80 foi tão genial quanto dizer como dois e dois são cinco, como escreveu o torcedor do Bahia, Caetano Veloso e como cantou o vascaíno Roberto Carlos.

O futebol é capaz de provar que, sua matemática não pode ser exata. Nunca.

Nota do Autor: foi descoberto, posteriormente que, o Blog EU, RADAMÉS Y PELÉ, foi inaugurado no dia 4 de Janeiro, no exato dia em que o rubro-negro Henfil, que tanto retratava o Flamengo com seu personagem Urubu, e também o Galinho Zico, nos deixava há 24 anos. Dois dias depois, fica a nossa admiração e nossa tardia porém justa homenagem.

 

Luís Butti

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Zico, Como Dois e Dois.

  1. Fábio Shimana disse:

    Parabéns pela iniciativa, Luisão! Manja muito de futebol.
    Estarei sempre por aqui. Se precisar de uma força com algum layout me avise, rs…

    Abraços,
    Fábio Shimana

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s